22 de setembro de 2012

Os intocaveis- filme


Ontem assisti este filme que me emocionou e me ajudou a refletir sobre a questão dos cuidadores de idosos. Recomendo a todos. Katia
O fenômeno "Intouchables", filme de Eric Toledano e Olivier Nakache, visto por mais de 18 milhões de espectadores na França, chega nesta sexta-feira (25) aos Estados Unidos pelas mãos de um de seus protagonistas, Omar Sy, com planos de uma versão americana.
"Se pudesse escolher, gostaria que Meryl Streep fizesse meu papel", disse um sorridente Sy à Agência Efe. "Ela é capaz de tudo, portanto, por que não esse papel? Do 'remake' não espero nada, mas estou muito curioso. Será preciso ver como ele irá capturar a dimensão social do nosso filme", assinalou.
Por enquanto, os irmãos Weinstein, que compraram os direitos para a versão americana, começaram a negociar com o diretor Paul Feig ("Missão madrinha de casamento") e o ator Colin Firth para o papel do outro protagonista: o milionário tetraplégico. A expectativa é que as filmagens comecem no final do ano.
O filme, candidato a nove prêmios César da Academia de Cinema da França, é uma comédia sobre amizade, confiança e relações humanas. Uma história que faz o espectador sentir-se bem, especialmente graças à química entre os personagens de François Cluzet e Sy, que interpretam, respectivamente, um tetraplégico e seu acompanhante, um jovem da periferia que tem origem senegalesa.
Sy, vencedor do César de melhor ator por seu papel no filme original, também foi criado nos subúrbios de Paris. "Driss é quem eu sou, o que sei, o que sinto. Trouxe esse entendimento do personagem, suas reflexões, seus pensamentos, os códigos que existem nesse mundo. Como reagir à lógica que o cerca, são sensações que já vivi. Sei o que são e senti uma conexão com elas", afirmou.
O filme, baseado nas vivências do aristocrata Philippe Pozzo di Borgo e do argelino do subúrbio Abdel Sellou, registradas no documentário "À la vie, à la mort", presenteia Sy com um personagem que mudou sua carreira. Ex-presidiário na África, o extrovertido ator está sempre com um sorriso no rosto.
Os atores François Cluzet e Omar Sy em cena do longa francês 'Intouchables' (Foto: Divulgação)Os atores François Cluzet e Omar Sy em cena do longa francês 'Intouchables' (Foto: Divulgação)
"Não deixa de ser surpreendente estar aqui, falando com jornalistas americanos", comentou Sy, com uma verdadeira sensação de entusiasmo. "É algo muito agradável, genial, mas é tudo consequência do filme e da mensagem que ele passa. O sucesso é sempre um prazer, mas sei que devo isso ao filme", explicou.
O ator reconheceu que durante a gravação estava consciente de que se tratava de um material "especial", apesar de nunca ter imaginado a tremenda repercussão que o filme alcançaria, arrecadando mais de US$ 330 milhões no mundo todo.
"Senti que estava embarcado em algo extraordinário, mas não era capaz de descrever isso. Não sei como se chegou a essa conexão tão forte com o público, porque não estou desse lado da tela, mas me dediquei 200% ao projeto porque sua história me emocionou profundamente. Queria divulgar sua mensagem de forma clara", indicou.
A temática do filme, tratada com um humor fresco e irreverente, embora também criticada como racista por algumas de suas cenas, fez com que surgissem comparações com obras como "O discurso do rei", "Conduzindo miss Daisy" e "Perfume de mulher", especialmente pelo otimismo com o qual retrata a situação de um protagonista portador de deficiência.
"François é um grande ator. Já sabia disso antes, mas durante as gravações vi o quanto ele tinha para ensinar. Antes de começar, disse que atuaria para mim e que eu atuaria para ele. Isso me tirou muita pressão. Tinha medo de não estar a sua altura, mas sua mensagem me ajudou. É como no filme: somos todos iguais", explicou.
Sy, que acaba de assinar com a agência de representação UTA, nos EUA, atualmente está filmando "L'Écume des jours", de Michel Gondry, filme em que atua ao lado de Audrey Tatou.
"Quero continuar fazendo filmes que me interessem, que me divirtam e, sobretudo, com os quais possa comunicar coisas de forma profunda", conclui o ator.

18 de setembro de 2012

Palestra sobre envelhecimento no SASF do Parque Bristol


Sexta feira dia 14 de setembro Maira Peixeiro deu uma palestra pela Ger-ações em um serviço da prefeitura chamado SASF (Serviço de Assistência Social à Famílias).  São orientadores (pedagogas, assistentes sociais, psicólogas) que trabalham como agentes de saúde indo à casa das famílias e dos idosos e fazendo uma avaliação na tentativa de construir redes sociais. Além destes trabalhos eles estão dando início a grupos de idosos na sede do serviço, onde serão oferecidas de rodas de conversas até a proposição de atividades . 


A palestra intitulada "Introdução ao tema do envelhecimento" versou sobre questões bastante fundamentais da velhice, quase que uma apresentação dos temas. A proposta era bastante dialogada, interativa, vivencial e todos participaram muito trazendo suas experiências com os idosos da região.  Os participantes ficaram muito satisfeitos e existe a perspectiva de uma continuidade no trabalho através de espaços de supervisão, reflexão e novas palestras com a Ger-ações. 

16 de setembro de 2012

Aprovado projeto do Executivo que cria Fundo Estadual do Idoso

11/09/2012 20:06
Aprovado projeto do Executivo que cria Fundo Estadual do Idoso
Conselho criado a partir de emenda de parlamentares irá gerir recursos
Da Redação
 
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira, 11/9, o Projeto de Lei 320/2012, do Poder Executivo, que cria o Fundo Estadual do Idoso. A matéria foi aprovada com a inclusão de emenda de autoria de deputados de diversos partidos, que determina que a competência sobre a gerência dos recursos que forem alocados ao referido fundo ficará a cargo do Conselho Estadual do Idoso. Caberá à Secretaria de Desenvolvimento Social dar suporte à gestão do fundo bem como designar seu gestor financeiro.
A exposição de motivos que justifica o projeto, informa que vivem atualmente no Estado de São Paulo mais de 4,7 milhões de idosos e que a estimativa para 2020 é de que este número esteja em torno dos 7,7 milhões de pessoas. "Esse novo perfil populacional demanda ações efetivas do Estado voltadas à garantia dos direitos fundamentais e dignidade da pessoa idosa e prioridade nas políticas públicas de atenção aos idosos".
O deputado Luiz Claudio Marcolino, em nome do PT, declarou ser favorável à aprovação do projeto, ressaltando que, ao lado do Fundo Estadual do Idoso, é necessária também a instituição de políticas públicas voltadas à esta faixa etária. 

13 de setembro de 2012

Aprovado projeto que regulamenta profissão de cuidador de pessoa idosa




VEJA MAIS
Debate revela discriminação e violência contra idosos brasileiros

Projeto que regulamenta a profissão de cuidador de pessoa idosa foi aprovado nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo. Os integrantes da comissão acolheram substitutivo apresentado pela relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP), ao projeto (PLS 284/2011) de Waldemir Moka (PMDB-MS).
De acordo com o substitutivo, o cuidador de pessoa idosa é o profissional que desempenha funções de acompanhamento e assistência exclusivamente à pessoa idosa. Poderão exercer a profissão pessoas com mais de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental e curso de qualificação específico, conferido por instituição de ensino reconhecida por órgão público de educação competente. Os profissionais que, à época de entrada em vigor da nova lei que resultar da proposição, trabalharem na função há pelo menos dois anos serão dispensados da exigência de conclusão de curso de qualificação.
As funções do cuidador de pessoas idosas incluem auxílio na realização de rotinas de higiene pessoal e de alimentação; cuidados preventivos de saúde e auxílio na mobilidade; e apoio emocional e para convivência social.
O profissional pode atuar no domicílio do idoso, em instituições de longa permanência, hospitais ou até mesmo em eventos culturais e sociais. Quando as atividades forem realizadas na residência, o contrato de trabalho seguirá regras válidas para o empregado doméstico.
De acordo com o substitutivo aprovado, o cuidador deve pautar sua atuação pelo respeito, compaixão e paciência para com a pessoa idosa. O texto estabelece que ele poderá ser responsável por administrar medicamentos, desde que autorizados pelo profissional de saúde habilitado e responsável pela prescrição.
O substitivo ainda prevê que União, os estados e os municípios deverão integrar cuidadores de pessoa idosa às equipes públicas de saúde e de assistência social.
Demanda
Na justificação do projeto, Waldemir Moka argumenta que o envelhecimento da população brasileira gera demanda cada vez maior pelo trabalho do cuidador de idoso.
- Mantidas as atuais tendências demográficas, em 2050, o Brasil contará com 63 milhões de idosos ou 172 idosos para cada 100 jovens. Em um quadro demográfico tendendo acentuadamente ao envelhecimento, cresce exponencialmente de importância o trabalho do cuidador de idoso, observa o autor da proposição.
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) informou que são 12 milhões de pessoas idosas no Brasil, o que exige a criação da nova profissão. Os profissionais, disse a senadora, vão propiciar qualidade de vida às pessoas mais velhas.
O relatório pela aprovação da matéria, elaborado por Marta Suplicy e lido pelo senador Paulo Davim (PV-RN), informa que existem hoje no Brasil mais de 200 mil cuidadores de idosos, sendo apenas 10 mil com carteira assinada. Essa situação, ressaltou a relatora, revela a necessidade de uma lei para regulamentar a profissão e, assim, incentivar a formalização de contratos.
Atividade
O senador Paulo Davim destacou que a profissão de cuidador de idoso não invade a prerrogativa de outras áreas, como a de enfermagem. O projeto aprovado, explicou o relator ad hoc, limita as atribuições do cuidador de idoso para não invadir áreas de outras profissões já regulamentadas.
A presidente da Sociedade Brasileira de Geriateria e Gerontologia, Nezilour Lobato Rodrigues, manifestou apoio à aprovação do projeto durante a discussão da matéria, segundo informou a senadora Ana Amélia (PP-RS).
O substitutivo, ressaltou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), aprimorou o projeto para ampliar o nível de qualificação desses profissionais. Em sua avaliação, a proposta é relevante, uma vez que os brasileiros estão vivendo mais e melhor.


Link: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/09/12/aprovado-projeto-que-regulamenta-profissao-de-cuidador-de-pessoa-idosa

12 de setembro de 2012

Aniversario de cinco anos Ger-ações


Neste mês de setembro a Ger-Ações comemora seu quinto aniversário. Foi mais um ano de ações e realizações.

A organização continuou focada em seus princípios, objetivos e missão tendo como base a ética, a responsabilidade e a perseverança no cumprimento das suas tarefas.

Os diversos cursos, palestras, oficinas e grupos de estudos, aumentaram ainda mais a presença  da Ger-Ações em diversas áreas relacionadas ao envelhecimento, continuando assim a  ampliação do seu  campo de trabalho.


7 de setembro de 2012

Ulalá!!!

Colegas e amigos, estou em Paris e não tenho encontrado descontos para idosos
na maioria das atrações turísticas e culturais, nem filas especiais, nem lugares
reservados no transporte público ..... Brasil esta dando um belo exemplo !!!