23 de setembro de 2009

I Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Mais do que os recursos tecnológicos de acesso ao bem estar, os Cuidados Paliativos valorizam o Cuidar de forma mais fundamental do que o Tratar. O foco de atenção passa a ser o paciente e não a sua doença.

Definição: “Cuidado dirigido a pacientes e familiares quando diante de uma doença ativa e progressiva, que ameace a continuidade da vida. Tem o objetivo de prevenir e aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida.” (Organização Mundial de Saúde – 2002)

Em nosso país, temos uma grave deficiência de formação e de conhecimento em cuidados paliativos, o que leva a um atendimento precário das pessoas em sua fase final de vida. Entretanto, os profissionais de saúde que cuidam destes pacientes se encontram sob constante pressão e muitas vezes se afastam de suas atividades.

Para a equipe de saúde, o foco deixa de ser a doença e passa a ser o doente. Para o paciente, o foco deixa de ser a doença e passa a ser a vida. A prioridade é de controlar os sintomas, trazer conforto e qualidade de vida. Isto é o Cuidado Paliativo.

Nenhum comentário: