21 de setembro de 2009

Recortes do Passado


Renata Bueno
03 a 25 de outubro de 2009

O SESC Santos, dentro de sua programação de exposições artísticas, relativas ao programa de Ações Artístico-Culturais do SESCSP, realiza a exposição intitulada "Recortes do Passado", da artista plástica Renata Bueno.

A proposta surgiu do desejo da artista em reconstruir sua história ancestral: por isso, ela partiu de documentos e papéis antigos de sua família e acabou a ampliando para outros grupos. Passaportes, cartas, documentos de identidade, carteiras de trabalho, bilhetes, cadernos antigos, agendas, carteiras de clubes, fotografias, entre outros, são a matéria-prima de seu trabalho. Utilizar objetos do cotidiano e resignificá-los é um processo que marca a arte a partir do século XX e que aparece com frequência nas manifestações contemporâneas.

Visualmente, a obra é composta pela colagem de fragmentos desses materiais, formando figuras humanóides que provocam o olhar do espectador e o chamam para uma maior aproximação. Os dados inscritos nos documentos incitam uma investigação mais cautelosa.

A proposta é recheada de fragmentos do passado de várias pessoas, revelando histórias, acontecimentos, sonhos, desejos, medos, expectativas. Essa união acaba formando um panorama de imaginários, uma colagem que possibilita a relação entre diversas vidas humanas. Essas histórias passadas, muitas vezes perdidas em caixas, gavetas e fundos de armários, trazem cores ao presente compartilhado.

A artista

Renata Bueno é arquiteta e artista plástica, vive e trabalha no Brasil. Participou de exposições coletivas em galerias de São Paulo, na Pinacoteca do Estado, do XIV Salon de l'Éphémere em Fontenay-sous-Bois, na França, entre outras. Em 2000, teve sua primeira exposição individual na FUNARTE, também em São Paulo. Em 2007 foi contemplada pelo PAC (Programa Ação Cultural do Governo do Estado), com seu projeto LudiCidade, instalando, em 2008, sua primeira escultura em praça pública – uma vaca vermelha cortada e soldada em ferro com 4,5m de altura. O trabalho da artista tem como principal característica o envolvimento do público pelas vias da emoção, da curiosidade, da experimentação, da participação ativa e da interação com todos os processos envolvidos no fazer artístico. A artista procura ver na arte um caminho para a integração, percepção e ação na realidade presente.

Visitas monitoradas
Horários de visita:
Terça a Sexta: 9h às 10h30, 11h às 13h, 13h30 às 15h, 15h30 às 17h, 19h30 às 21h. [para grupos de até 45 pessoas]
Sábados, Domingos e Feriados: 10h30 às 12h, 13h15 às 14h30, 15h às 16h15, 16h30 às 17h45. [para grupos de até 22 pessoas]

Nenhum comentário: