7 de outubro de 2009

Fórum do Idoso e o Dia Nacional do Idoso


Dia 1º de outubro foi comemorado o DIA NACIONAL DO IDOSO. Muitos são os eventos realizados para comemorar esta data. A Ger-Ações foi convidada pelo Irmão Raimundo a falar no VII Fórum do Idoso realizado pelo Colégio La Salle de São Paulo. Fomos eu e a Maíra Peixeiro falar para 450 idosos sobre mitos e preconceitos na terceira idade.
A pertinência do tema foi evidenciada desde o início, quando uma senhora tímida, mas nem por isso menos segura, relata viver preconceito em muitos momentos de seu cotidiano: "Sinto o preconceito o tempo todo. O preconceito está no olhar das pessoas".
A possibilidade de pertencer a uma grupalidade pode abrir espaços para que falas como essa tenham ressonância. No coletivo se tem a força – e espaço – para compartilhar medos e desejos na busca de um bem comum. Não é por acaso que os grupos de idosos, principalmente pelos movimentos de aposentados e pensionistas, têm sido umas das forças historicamente reconhecidas da valorização da terceira idade no Brasil.
O Colégio La Salle é um lugar que oferece diversas atividades para a terceira idade – desde educação básica até atividades esportivas. Para quem quiser saber mais: tel 2793.1430.

 


 

Nenhum comentário: