22 de junho de 2010

Projeto Baguncitos

Projeto Baguncitos comemora dois anos fazendo promoção da alegria


No dia 04 de julho, os Baguncitos comemorarão dois anos de atividades, com uma festa para os idosos do Abrigo do Cristo Redentor, em São Gonçalo. O evento será fechado para os idosos da casa e contará com uma pequena apresentação musical e com o oferecimento de um lanche para os idosos residentes, composto por alimentos cuidadosamente selecionados sob a supervisão de Ana Angélica, nutricionista da instituição.

Fundado em 1939, o Abrigo do Cristo Redentor é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo principal assistência a pessoas idosas carentes, atualmente com capacidade para 200 idosos (leitos) oferecendo moradia e cinco refeições diárias, além de atendimento, médico, fisioterápico, psicológico e de assistência social. A casa conta ainda com terapia ocupacional, nutricionista, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
A instituição é dirigida atualmente por Hélio Jorge Abicalil.

O Projeto Baguncitos visa a promoção da alegria em idosos
institucionalizados e realiza um programa de visitas regulares ao asilo gonçalense. Sob forte influência do médico americano Hunter Patch Adams, o grupo acredita que o riso é importante, mas deve ser buscado dentro de um contexto de interação onde o mais importante valor buscado seja a construção da amizade, de uma relação entre duas pessoas.

O trabalho do próprio Patch Adams e de grupos de artistas que utilizam a imagem e a linguagem do palhaço em ambientes hospitalares vem ganhando notoriedade acadêmica, através da realização de pesquisas científicas, em diversas instituições na área da saúde. Entretanto, um campo ainda pouco explorado é o do “palhaço de asilo”, que trabalharia numa perspectiva de promoção da saúde do idoso, entendendo a ligação da saúde física com o bem estar emocional, que é fortemente influenciado negativamente por aspectos como a angústia e a solidão.

O elenco de personagens do Projeto Baguncitos é formado por 14 voluntários, que utilizam a música, figura do palhaço e outros elementos lúdicos como mediação para a interação com os idosos: Micaelzito, Bonsai, Primeira Dama, Fadinha Clara, Leleo Palhaço, Atalaia, Arica, Mariri Clorofila, Vanzinha, Niquita Vinagrete, Croqui, Miojito, Martelo e Naninha.

Além das visitas, o grupo estuda e debates questões sobre envelhecimento e promoção da saúde, através da música, do riso e do uso da figura e da imagem palhaçal. A iniciativa é coordenada por Leonardo Salo, mestrando em Informação e Comunicação e Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz.

Um comentário:

A. M. W. disse...

Queridos, estaremos presentes neste ato! abs imenso e saudoso de tdos!