19 de outubro de 2010

CETRANS convida para palestra sábado próximo - Memória autobiográfica: formação e intervenções



Memória Autobiográfica: formação e intervenções

Projeto de Formação Continuada

Oficina de Memória Autobiográfica – Teoria e Prática

Este projeto, realizado na cidade de São Paulo desde o ano 2000, propõe uma metodologia de formação continuada, autoformação e pesquisa, por meio da memória social (auto) biográfica. As bases teóricas estão fundadas nos saberes disciplinares das ciências humanas - Antropologia, Memória Social, Filosofia, Gerontologia, Arte e Educação – e os fundamentos básicos da Neurobiologia e Psicologia, articulados na perspectiva interdisciplinar.

Objetiva reavaliar os projetos de vida-trabalho dos profissionais e rearticular os saberes interprofissionais, visando a autoformação e a educação continuada; subsidiar teoricamente os profissionais, tornando-os multiplicadores dessas práticas; preparar, de modo dinâmico, para a escuta sensível das narrativas e o potencial formador dos trabalhos envolvendo a memória social (auto) biográfica; ouvir a palavra dos idosos, incorporando-a ao saber gerontológico, ampliando o campo de estudos e pesquisas sobre o envelhecimento e suas práticas. Este projeto é destinado a profissionais das diferentes áreas do conhecimento atuantes na mediação de grupos, em projetos de educação continuada, e junto ao segmento idoso.


Vera Maria Antonieta Tordino Brandão. Pedagoga (USP). Mestre e Doutora em Ciências Sociais – Antropologia PUC/SP. Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE); pesquisadora do GEM/NEPE (Grupo de Estudos da Memória) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia - PUC/SP. Docente do Cogeae - PUC/SP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (GEPI) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação – Currículo - PUC/SP. Idealizadora e docente da Oficina de Formação Continuada Memória Autobiográfica – Teoria e Prática. Editora -assistente da Revista Kairós do PEPGG – PUC/SP. Editora da Revista Portal de Divulgação. Membro da equipe mantenedora do Portal do Envelhecimento – PEPGG – PUC/SP. www.portaldoenvelhecimento.org.br. Sócia fundadora das ONG’s: OLHE (Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento) e Ger-ações – Pesquisas e Ações em Gerontologia.
Contatos (11) 5543 5805 / (11) 9900 0201 - veratordino@hotmail.com
“Oficina Memória Viva – Intervenções em diferentes espaços autobiográficos”
O projeto da Oficina Memória Viva parte do reconhecimento de que o crescente segmento de idosos precisa criar uma rede de relacionamento entre si com novas técnicas de inclusão. Para tanto utiliza a memória autobiográfica como método de resgate da história afetiva vivida, através da técnica Oficina de Memória Autobiográfica. Ampliaremos a discussão do uso dessa técnica de oficinas de memórias a partir da experiência prática em oficinas desenvolvidas em diferentes espaços como: Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), empresas, museus e centros de convivência. O objetivo das oficinas foi criar um espaço de inclusão e valorização através da escuta, reflexão e troca de experiências entre os participantes.

Patricia Kok Geribello de Ferreira Cabral - Psicóloga, mestrado em Gerontologia e pesquisadora do GEM (Grupo de Estudos da Memória) do NEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento) do Programa de Estudos Pós Graduados em Gerontologia da PUC/SP. Coordenação e execução dos projetos da Oficina Memória Viva desde 2003 (www.oficinamemoriaviva.com.br). Sócia fundadora das ONG’s: OLHE (Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento) e Ger-ações – Pesquisas e Ações em Gerontologia.
Contatos: 11 3624-6345 / 11 8279-2203 - patricia@oficinamemoriaviva.com.br

Rita Duarte do Amaral-Pedagoga, especialista em Gerontologia -HSPM-, pesquisadora do GEM (Grupo de Estudos da Memória) do NEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento) do Programa de Estudos Pós Graduados em Gerontologia da PUC/SP. Coordenação e execução dos projetos da Oficina Memória Viva desde 2003 (www.oficinamemoriaviva.com.br). Sócia fundadora das ONG’s: OLHE (Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento) e Ger-ações – Pesquisas e Ações em Gerontologia.
Contatos:11-9173-7033- silveiramaral@uol.com.br


Nenhum comentário: