3 de junho de 2011

Experiência educacional com idosos em Harvard

COMPORTAMENTO

Experiência vale

02/06/2011
Compartilhe:twitterFacebook
DiminuirAumentar

Ouvir Podcast

MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Quinta-feira, 2 de junho de 2011
Milton – Ethevaldo, qual é a experiência educacional mais original e interessante que você viu recentemente?
Ethevaldo – É um projeto da Universidade de Harvard, que decidiu abrir suas portas para líderes da terceira idade, veteranos, com mais de 50 anos, numa iniciativa original que pode mudar o futuro da educação para sempre, segundo avaliação da própria universidade americana.
Milton – Como nasceu esse projeto?
Ethevaldo – O projeto nasceu há seis anos, quando três professores da Harvard Business School levantaram uma questão realmente séria, resumida nesta pergunta: “Em que direção e de que modo deverá mudar a missão da universidade no século 21?” A mais ousada e intrigada das respostas recebidas foi a seguinte: “Abram as portas para os adultos mais velhos e lhes deem as ferramentas que lhes permitam mudar o mundo”.
Milton – Como funciona o projeto?
Ethevaldo – O projeto da universidade de Harvard, que se chama Iniciativa de Liderança Avançada (Advanced Leadership Initiative), convida profissionais em final de carreira e executivos a passarem cerca de um ano no campus. Os participantes podem praticamente auditar e checar os resultados de qualquer uma das centenas de cursos da universidade, fazer parte dethink tanks e seminários e encontrar-se regularmente com professores e estudantes.
Milton – Qual é o papel dos alunos e professores da universidade nesse projeto?
Ethevaldo – A contribuição de cada estudante, ou líder interno (fellow), consiste em desenvolver um projeto com propósito social, um plano que atenda a problemas relevantes das áreas de educação, saúde, ambiente e outras.
Milton – E quais foram os resultados dessa volta dos idosos à universidade?
Ethevaldo – Os resultados da abertura das portas de Harvard a líderes veteranos têm sido extraordinários e surpreendentes. Quem quiser mais informações sobre o tema pode obtê-las pelo endereço www.advancedleadership.harvard.edu.

Nenhum comentário: