COMENTARIOS SOBRE “LA MAISON EN
CUBES” APRESENTADO NO CONGRESSO INTERANCIONAL DE AT. NOVEMBRO DE 2012-12-01
DELIA
CATULLO GOLDFARB
A
primeira impressão foi de uma emoção profunda... os comentários no You tube são
dos mais variados, desde a questão climática até a solidão humana.
Mas,
de acordo a minha trajetória e temas de interesse, fui identificando esta obra de arte com a
questão da memória e da construção subjetiva da história vivencial....
Este
senhor gosta daquele cachimbo e por ele se arrisca a uma procura talvez perigosa.... mais vai enfrente.... e
logo acha seu objeto precioso.. então
ele poderia voltar e continuar com sua vida solitária, sua TV, seu vinho.....
Mas
parece que o fato de ter mergulhado num
passado recente onde achar objetos não é tão difícil, o empurra para procuras mais profundas..... vê uma
porta e a abre.
Neste
ponto lembrei dos ensinamentos de Freud sobre a questão da memória.
Este
tema tem um grande destaque na obra freudiana.
No
Projeto de 1895, afirma que qualquer teoria sobre os processos psicológicos que
se pretenda séria deve conter uma explicação sobre a memória.
Freud
considera o aparelho anímico, fundamentalmente, como um aparelho de memória.
Também
identifiquei o filme com o ponto de vista arqueológico na obra freudiana.
E
em uma conferencia sobre as causas da histerias em 1896 faz uma elaborada
analogia entre o processo psicanalítico
e a investigação arqueológica, onde se procura através das camadas de terra encobridoras, aquilo que foi
sepultado.
O
que este senhor faz é um verdadeiro trabalho arqueológico. Ele não mexe com
camadas de terra, mas vai se aprofundando e penetrando em camadas de agua para
encontrar os objetos que falam de sua história e provocam as lembranças de
momentos significativos de sua existência.
Jean
Laplanche em 1981 fez uma palestra que se chamou A PSICANALISE: HISTORIA OU
ARQUEOLOGIA? Onde diz que na Psic. partimos
de símbolos, reminiscências, lembranças, sintomas, sonhos, lapsus, enfim, de
uma serie de fenômenos que muitas vezes são considerados sem importância, verdadeiros descartes da
vida cotidiana.
Laplanche
observa que entre a arqueologia moderna e a psicanalise -que nasceram mais o
menos na mesma época- existe um elemento comum que é esse interesse pelos desperdícios....
e que ambas outorgam a mesma importância aos restos ou cacos coletados como a
um objeto qualquer conservado intato.
Na
psicanalise partimos de símbolos mnêmicos
aos que acedemos por 2 vias complementarias, a via histórica e a
arqueológica, sendo a via arqueológica a
exumação dos vestígios materiais
deixados pelo passado.
Ao lado desta via arqueológica, de
exumação, está a via histórica, a via da
reconstrução, da sínteses do passado, do estabelecimento de conexões
significativas, de conexões causais.
Voltarmos para o passado
não é uma atividade qualquer, como um passatempo que pode ser substituído por
qq outra coisa. Resgatar objetos do passado é construir novos vínculos, tecer
uma nova trama, uma nova unidade.
Neste
processo os objetos encontrados guardam a lembrança do passado, mas mobilizam
as experiências e emoções de todo o tempo transcorrido desde que o objeto foi
abandonado.
Mas
a simples recordação não leva à cura.
Este
é o trabalho de HISTORIZAÇÃO, ou
seja, construir uma história,
estabelecer laços, fazer associações, construir sentidos ou seja ELABORAR.
Essa
reminiscência (a lembrança que provoca efeitos no presente) deve ser
reintegrada, deve ser assumida, ou seja SIMBOLIZADA.
A
historia não é um simples relato de acontecimentos passados.
Historizar
significa entrar na historia.
A
historização fala do presente. Fala de como esse passado constrói o presente.
O
objeto do passado não vale nada se não tiver uma releitura no presente se não
servir para construir uma nova relação.
No
filme, o senhor leva a taça à superfície e serve o vinho para ele e sua esposa
ausente. O objeto cria historia no presente......
O passado não é pura marca mnêmica do vivido, é uma construção desejante
que se ordena – da mesma forma que o futuro – de acordo com os anseios,
esperanças e fantasias. História não é resgate, é construção que usa como
material privilegiado os desejos do sujeito.
Para a
psicanálise, a história é formada por aqueles pontos de encontro ou balizamentos
onde o vivido se reencontra, não como foi vivido, mas como deve ser lembrado em
relação ao que no momento, no presente, da recordação move o desejo.
É por
isso que sempre são possíveis novas interpretações para o mesmo fato.
O que
vem a demonstrar que jamais é o mesmo fato.
Estas infinitas combinações de vestígios de
memória formam uma espécie de memória plural, em que cada vestígio vai assumir
seu valor de acordo com o lugar que ocupe na rede de memória; e só podem
existir nesta rede (Pontalis, 1999).
O
passado é historizado quando há identificação do fato atual com o fato passado, constituindo-se um fato único por
abolição do tempo na emoção.
O acontecimento novo é necessário para que aquele do passado adquira sua
significação dentro da trama.
Ele
já estava lá, mas também não estava pois nada significava se não era lembrado,
se não estava dentro do tecido da memória significante.
A
história só é o passado quando pode se atualizar no presente.
Por
isso não interessa qual é a história de alguém, quando considerada em termos
biográficos de coisas vividas.
A
história que interessa é a dos fatos significativos da existência, que será a
história do desejo
É a partir do presente que experiências
inscritas como marcas mnêmicas são modificadas, recuperadas e resignificadas,
produzindo o atual sob a forma de acontecimentos significativos, crises, lutos
sucessos ou fracassos.
Piera Aulagnier sustenta que a possibilidade de
construção histórica é o que permite esclarecer a ligação existente entre a
emoção atual e aquela outra, correlata, que acompanhou uma experiência no
passado.
Quando, ante algum estímulo
presente e sob os efeitos de alguma emoção, as pessoas lembram de qualquer fato
do passado, geralmente referem-se a isso dizendo que sentiram-se iguais à
ocasião em que tal fato aconteceu. A partir daí, uma série de coisas que
pareciam definitivamente esquecidas serão lembradas, construindo-se um sentido
anteriormente ignorado
É como se existissem balizas a
orientar o caminho da construção histórica, referências aguardando para serem
reencontradas, cuja existência antes desconhecida pode agora constituir uma
lembrança marcante. É aquilo que se encontra sem se procurar, a lembrança que
irrompe como emoção reconhecida. Embora possam se reencontrar muitos destes
pontos que balizam um caminho, contudo, este jamais poderá ser percorrido em
toda sua extensão e complexidade.
Estas balizas constituem pontos de partida a partir dos
quais uma história pode ser contada.
Constituem um “fundo de memória”, que, sempre que
acionado, protege contra o desinvestimento, constituindo nosso passado.
O trabalho do ATI
tem muito a ver com isto. O idoso é um sujeito que por ter vivido muito
tempo, vê seu horizonte de futuro se reduzir dia a dia.
No futuro reduzido e no corpo fragilizado, não cabem
muito projetos que o desejo ainda mobiliza. Então o idoso se volta ao passado
como forma de afirmação narcísica. Como se dissesse: O tempo passa, me resta pouco tempo de vida, mais ainda existo e tenho
uma história.
Mas essa historia, frequentemente precisa de ajuda para
ser reconstruida e resignificada e o trabalho de exumação de objetos pode ser
tão doloroso que as vezes parece melhor deixa-los no plano do esquecimento, da negação.
O at como um operário da construção
subjetiva, acompanha no caminho da procura pelos tijolos que vão
construir uma nova moradia onde a satisfação e o desejo continuem possíveis.
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