29 de julho de 2009

Lançamento do Projeto “Vila Clementina Bairro Amigo do Idoso"

Data: 04 de agosto de 2009 - Horário: 9 h às 16 horas
Local: auditório Marco Lindenberg da UNIFESP
Rua Botucatu 862, São Paulo, SP – Próximo ao metrô Santa Cruz

Tendo o envelhecimento saudável e ativo como um modelo, o seminário pretende debater e contribuir para a divulgação e sensibilização de todos os atores implicados na formulação de planos de ação para o desenvolvimento de cidades amigas do idoso: órgãos governamentais formuladores de políticas, profissionais de saúde, estudiosos e pesquisadores do tema, associações e organizações não-governamentais, além da própria sociedade civil em geral.

A ocasião marca o lançamento da “Vila Clementino Bairro Amigo da Pessoa Idosa” – Projeto piloto – para torná-lo um lugar que estimula o envelhecimento ativo, que otimiza oportunidades para a saúde, participação e segurança e que aumenta a qualidade de vida das pessoas que residem no bairro à medida que elas envelhecem.

Aproveitando o acontecimento haverá o lançamento do Boletim do Instituto de Saúde (BIS), número especial sobre Envelhecimento & Saúde com textos que servirão como base estruturante da construção da Política Estadual de Saúde do Idoso no Estado de São Paulo.
Por que o bairro de Vila Clementino?
Neste bairro fica a UNIFESP – Universidade Federal do Estado de SP que tem uma rede de serviços bastante estruturada, atende muitas pessoas idosas residentes no seu entorno e desenvolve há mais de 10 anos a pesquisa EPIDOSO, que tem gerado importantes conhecimentos sobre o envelhecimento. A prefeitura da cidade de São Paulo, representada pela subprefeitura da Vila Mariana, em continuidade à proposta do Bairro Universitário que trouxe diversas melhorias à Vila Clementino, agora, dentro do Programa Municipal de Envelhecimento Ativo criado pela Lei Nº 14.905 de 06 de fevereiro deste ano, mantém a parceria com a UNIFESP de envidar esforços na implantação do “Vila Clementino Bairro Amigo da Pessoa Idosa”. Une-se a esta parceria o Futuridade, Plano do Governo do Estado de São Paulo para a Pessoa Idosa, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, que, também, busca assegurar melhor qualidade de vida para a população idosa paulista.

A Inscrição é gratuita e será feita apenas por e-mail. A instituição que você representa poderá inscrever profissionais interessados nas questões relativas ao envelhecimento. Solicitamos que as indicações sejam encaminhadas através da ficha de inscrição. Ela deverá ser preenchida e enviada para o e-mail mmacedo@sp.gov.br, até 30/07.

Importante:Por favor, verifique se os participantes têm disponibilidade de permanecer no local durante todo o dia 04 de agosto, caso contrário, solicitamos que outros profissionais sejam indicados para representar a sua instituição, pois as vagas são limitadas.

Nenhum comentário: