22 de outubro de 2009

I Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos - Casa do Cuidar

Mais do que os recursos tecnológicos de acesso ao bem estar, os Cuidados Paliativos valorizam o Cuidar de forma mais fundamental do que o Tratar. O foco de atenção passa a ser o paciente e não a sua doença.
Definição: “Cuidado dirigido a pacientes e familiares quando diante de uma doença ativa e progressiva, que ameace a continuidade da vida. Tem o objetivo de prevenir e aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida.” (Organização Mundial de Saúde – 2002)
Em nosso país, temos uma grave deficiência de formação e de conhecimento em cuidados paliativos, o que leva a um atendimento precário das pessoas em sua fase final de vida. Entretanto, os profissionais de saúde que cuidam destes pacientes se encontram sob constante pressão e muitas vezes se afastam de suas atividades.
Para a equipe de saúde, o foco deixa de ser a doença e passa a ser o doente. Para o paciente, o foco deixa de ser a doença e passa a ser a vida. A prioridade é de controlar os sintomas, trazer conforto e qualidade de vida. Isto é o Cuidado Paliativo.
Para maiores informações, consulte:

Data do Evento: 12 a 14 de novembro de 2009
Local do Evento: Centro de Convenções RebouçasAv. Rebouças, 600 - Cerqueira César - São Paulo - SP
Estacionamentos: Av. Rebouças, 600 - Cerqueira César
Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23 - (portaria 1)

Clique aqui para ver o mapa com a localização.
Público Alvo:
Profissionais da área da Saúde em geral

Nenhum comentário: