14 de outubro de 2009

VISITA A PROJETO DE MORADIA PROTEGIDA EM HAVANA- CUBA


VISITA A PROJETO DE MORADIA PROTEGIDA EM HAVANA- CUBA
Na minha última visita a Cuba tive oportunidade de conhecer uma moradia protegida que funciona em Havana Velha, bairro da capital cubana com maior concentração de idosos.

A experiência é uma parceria do Convento de Belém e do Projeto Humanitário da “Oficina del historiador de la ciudad”, entidade do estado que entre outras iniciativas cuida também do patrimônio histórico e cultural de Havana.

Nos espaços sociais (refeitório e sala de estar) podemos ver uma casa ampla, iluminada e arejada. Bem mobiliada e com muito conforto. Os espaços privativos são amplos apartamentos individuais ou para casais. Possuem uma ampla sala conjugada com a cozinha, banheiro adaptado, lavanderia e um amplíssimo dormitório que até permite receber visitas para pernoite. Os jardins são cuidados e convidativos. As atividades variadas e adequadas. Tudo supervisionado por duas cuidadoras (uma no turno noturno) enfermeiras aposentadas, que enquanto fazem suas tarefas conversam e interagem muito com os moradores o que lhes permite conhecer as características e necessidades de cada um.

No mesmo local funciona uma vez por semana a Universidad del Adulto Mayor Aula Dr. Carlos J. Finley. Este é um projeto que a pesar de ter começado há pouco tempo, tem crescido de maneira surpreendente. Quem dirige o Projeto a nível nacional é a Profa da Faculdade de Psicologia Teresa Orosa que é uma de nossas convidadas ao III congresso Ibero-americano de Psicogerontología.

No local fui amorosamente recebida por Marlene Carrrasqueiro Franco, presidente da Universidade; Esther Ruiz Bofil, diretora do Sistema de Residências Protegidas; Ana Lidia Fernandez Piedras, coordenadora e Lourdes Menezes Dueñas, diretora da residência.

Anexo à residência funciona um Instituto Geriátrico onde são atendidos os idosos com maior grau de dependência, mas não tive tempo de visita-lo embora me convidasse a faze-lo.

Independência, autonomia, lazer, sociabilidade...........Gente, valeu a pena.
Usando de meu particular modo de avaliação, aprovei.... eu ficaria lá.

Delia Catullo Goldfarb










Nenhum comentário: