26 de julho de 2010

Uma Cuidadora na Alemanha

Estive em abril deste ano na Alemanha e conheci Monika Genter, que há mais de 25 anos trabalha com idosos em Essen. Entendi que fazia uma função entre o acompanhamento terapêutico, o cuidado e a gestão domiciliar. Achei importante sua experiência pois ela rompe com os enquadramentos profissionais – cada vez mais em voga no Brasil – para abrir a possibilidade do encontro, da ajuda e da escuta. Muito gentil, ela atendeu ao meu pedido de contar como era o seu trabalho e agora, graças à tradução de minha irmã, podemos compartilhar sua experiência.



“O meu trabalho consiste em ajudar os idosos com tarefas que eles mesmos não conseguem mais realizar ou tarefas árduas que exigem muito deles, como por exemplo, colocar ou retirar uma cortina, tomar banho ou trabalhos domésticos como limpeza de janelas e escadas.

O objetivo é dar apoio ou estar por perto nos momentos em que eles não se sentem seguros ou confiantes para realizar certas tarefas sozinhos. Eu acompanho suas visitas aos médicos, marco consultas e asseguro que eles compareceram a elas. Ajudo junto às compras, estando atenta para o que eles compram ou o que eles precisam comprar. Estou presente para ajudar com questões relacionadas aos seguros de saúde, tarefas bancárias e pagamentos de contas.

Algumas vezes eles precisam de alguém que os escute. Dou conselhos e os encorajo quando se sentem preocupados ou inseguros. Uma vez na semana realizo um encontro geral onde tomamos café da manha juntos. Neste momento eles também me mimam como se eu fosse parente ou amigos que já se foram, ou ainda como um filho que não tem tempo para estar com eles.

Às vezes eu estou simplesmente lá para eles, para passar o tempo, jogar cartas, passear, etc.

Eu sou uma cuidadora geral, secretária, trabalhadora doméstica, dama e amiga."

Monika Genter
Tradução: Marta Alves Barbieri

Nenhum comentário: