24 de dezembro de 2010

Finalização do I CURSO PARA CUIDADORES DE IDOSOS

No segundo semestre de 2010 realizamos um curso piloto para Cuidadores de Idosos. A coordenação geral foi realizada por Maíra Peixeiro e Natália Barbieri e a comissão organizadora, responsável pela elaboração e realização do curso, contou com a participação de Kátia Cherix, Liliana Prado, Eloísa Roncaratti e Eduardo Reis, como colaboradores desta associação. Alguns membros da Ger-Ações ministraram aulas, tal como Delia Catullo Goldfarb, além de outros professores convidados.

Este curso teve como eixo principal a construção de uma ética do cuidar, fundamentada na consideração da singularidade do idoso e propôs, não somente, instrumentalizar para os cuidados com o corpo, mas também para as relações intersubjetivas.

Neste percurso, foram debatidos temas como higiene, organização domiciliar, doenças comuns, medicações, cuidados paliativos foram abordados, além de questões como a institucionalização do idoso, a construção de projetos de vida e aspectos psicopatológicos das demências.

O retorno dado pelo grupo de alunos nos deixou muito satisfeitos, já que o objetivo do curso, a construção de uma ética do cuidar, foi atingido. Os trabalhos finais demonstraram grande comprometimento com a questão do envelhecer nos dias de hoje, além de revelar muitos talentos!

Este foi apenas o primeiro passo dado pela Ger-Ações no sentido de construir um dispositivo de capacitação para o cuidar. Pretendemos seguir em frente propondo parcerias que nos permitam levar a frente este projeto que, ao nosso ver, pode trazer contribuições importantes para a obtenção de avanços no campo do cuidado ao idoso.

Muito obrigado a todos que contribuíram para a realização do curso, principalmente aos alunos que tornaram possível esta nossa empreitada!

Nenhum comentário: